A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou que, a partir de segunda-feira 02/12, todos os municípios brasileiros estão aptos a receber a tecnologia 5G standalone.
Isso significa que as operadoras podem ativar o 5G puro em qualquer cidade do país, caso escolham fazê-lo. No entanto, a liberação da faixa não garante que a tecnologia será imediatamente implantada em todas as localidades.
As empresas têm até o final de 2029 para disponibilizar o serviço em todas as cidades.
O 5G standalone oferece velocidades de conexão significativamente superiores às do 4G, que registra uma média de 19,8 Mbps no Brasil. Com o 5G, as velocidades podem variar entre 1 e 10 Gbps, sendo até 100 vezes mais rápidas que as do 4G.
No Brasil, o 5G opera na faixa de 3,5 GHz, anteriormente utilizada para transmissões via satélite e radiodifusão, como as das antenas parabólicas.
Para liberar essa frequência, foi necessário realizar um processo de limpeza, incluindo a instalação de filtros e kits para recepção de sinais de TV, tarefa coordenada pela EAF.
A chegada do 5G puro promete melhorias significativas para os usuários, como maior qualidade de imagem, downloads mais rápidos e avanços em setores como indústria, comércio, agricultura, saúde, realidade virtual e carros autônomos.