Início Brasil Juros do cartão de crédito no Brasil ficam limitados a 100% em 2024
Brasil

Juros do cartão de crédito no Brasil ficam limitados a 100% em 2024

190

As novas regras para cobrança de juros do rotativo do cartão de crédito no Brasil entraram em vigor nesta terça-feira (2). A regra, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), limita a cobrança de juros a 100% do valor da dívida original.

Anteriormente, os juros do rotativo do cartão de crédito podiam chegar a 430% ao ano, o que era considerado abusivo por muitos consumidores e entidades de defesa do consumidor.

A nova regra é uma vitória para os consumidores, que poderão pagar menos juros sobre suas dívidas do cartão de crédito. No entanto, é importante ressaltar que os juros do rotativo do cartão de crédito ainda são altos, e é sempre recomendável pagar a fatura do cartão em dia para evitar o pagamento de juros.

Segundo o Banco Central, a nova regra deve beneficiar cerca de 40 milhões de consumidores brasileiros. O órgão estima que a medida poderá reduzir o endividamento dos consumidores em R$ 15 bilhões por ano.

A nova regra também é uma medida importante para a redução da inadimplência no Brasil. O Banco Central estima que a medida poderá reduzir a inadimplência do cartão de crédito em 1,5 ponto percentual.

A nova regra é uma conquista importante para os consumidores brasileiros, e é um passo importante para a redução do endividamento e da inadimplência no país.