O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou um casal por criar vaquinhas falsas na internet usando fotos de crianças com câncer. Tainara Ribeiro Subtil e Luiz Antonio dos Santos Barbosa foram acusados de falsificação e uso de documento falso.
O caso foi investigado pela Polícia Civil do Rio, suspeitando que o dinheiro arrecadado estava sendo utilizado em viagens e hospedagens. A denúncia foi feita pela irmã de Luiz Antonio e recebida pela 27ª Vara Criminal da Comarca da Capital.
Uma das vaquinhas fraudulentas solicitava doações para despesas médicas de Laura Oliveira Santos, supostamente escrita por sua mãe, Leila, mencionando um tumor nos olhos. No entanto, a criança nas fotos é Nicole, de 8 anos, residente em Aracaju, em tratamento contra um osteoblastoma.
A família de Nicole esclareceu que embora tenham solicitado apoio financeiro nas redes sociais, não têm relação com essa vaquinha falsa.
A irmã de Luiz Antonio, Stephani Santos Barbosa, descobriu a fraude e alertou as vítimas. Ela notou mudanças no estilo de vida do casal, incompatíveis com seus recursos anteriores.
Tainara e Luiz Antônio prestaram depoimento à polícia, com Tainara admitindo ter criado a vaquinha falsa, alegando agir sozinha por dificuldades financeiras. A advogada do casal confirmou que Tainara planejou a fraude.