Início Estado do Rio Procuradoria-Geral Eleitoral se manifesta favorável à cassação do governador Cláudio Castro
Estado do RioPolíciaPolíticaRio de Janeiro

Procuradoria-Geral Eleitoral se manifesta favorável à cassação do governador Cláudio Castro

24

Procuradoria-Geral Eleitoral se manifesta favorável à cassação do governador Cláudio Castro

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) se manifestou a favor da cassação da chapa do governador Cláudio Castro (PL) e do vice, Thiago Pampolha (MDB). O pedido foi feito na quarta-feira 06/11 pelo vice-procurador-geral Alexandre Espinosa ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O documento também pede a cassação do mandato do deputado Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), do partido União.

A denúncia aponta abuso de poder político e econômico, apresentando evidências do escândalo do Ceperj, que envolveu a contratação irregular de 27 mil servidores antes das eleições.

Os procuradores afirmam que os desvios no Ceperj ocorriam em projetos como Esporte Presente, Casa do Trabalhador, RJ para Todos e Cultura para Todos; e na Uerj, por meio de programas como o Observatório Social da Operação Segurança Presente.

Em maio, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) absolveu os três acusados. O Ministério Público Eleitoral recorreu e levou o caso para a esfera federal. Agora, a Procuradoria-Geral Eleitoral enviou o parecer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dará a decisão final.

O governador Cláudio Castro declarou estar tranquilo e confiante na Justiça, afirmando que o TRE já decidiu a seu favor, apontando a falta de provas. Rodrigo Bacellar também se disse confiante, destacando que a decisão no TRE refletiu a realidade dos fatos. O vice-governador, Thiago Pampolha, negou qualquer envolvimento em irregularidades.

#noticiariopaduano