A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou nesta segunda-feira 11/11 a Operação VAR, voltada para investigar fraudes em partidas da Série B do Campeonato Carioca. Entre os clubes sob suspeita estão Nova Cidade, Belford Roxo, São José, Brasileiro e Duquecaxiense.
A operação, conduzida por agentes da Delegacia de Crimes contra o Consumidor (Decon) e com o apoio da Polícia Civil de São Paulo, visa cumprir 11 mandados de busca e apreensão.
A investigação teve início após uma solicitação formal da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), que identificou indícios de manipulação em alguns resultados da segunda divisão do campeonato.
Um dos casos investigados envolve a partida entre Belford Roxo e Nova Cidade, realizada em junho. De acordo com a investigação, houve uma movimentação suspeita de apostas originadas da Ásia, prevendo que o Nova Cidade venceria o primeiro tempo, enquanto o Belford Roxo venceria ao final. No jogo, o Nova Cidade liderava por 3 a 1 no intervalo, mas o Belford Roxo reverteu o placar e venceu por 5 a 3.