Início Educação Colégio de Pádua anuncia encerramento de atividades após 107 anos de história
EducaçãoNoroeste Fluminense

Colégio de Pádua anuncia encerramento de atividades após 107 anos de história

18

Em nota enviada ao Noticiário Paduano, a direção do Colégio de Pádua anunciou oficialmente o encerramento de suas atividades ao final do ano letivo de 2024. A decisão ocorre após a Prefeitura de Santo Antônio de Pádua criar uma comissão para a desapropriação do espaço onde a escola está localizada.

Veja a nota oficial divulgada pela instituição:

“Fundado há 107 anos, o Colégio de Pádua sempre foi gerido e mantido pela família Perlingeiro Lavaquial.
Desde o falecimento do nosso saudoso diretor, Sr. Fernando Perlingeiro Lavaquial, tanto os seus herdeiros quanto a equipe gestora vêm trabalhando muito para a continuidade dessa história. As dificuldades são enormes. Há uma grande responsabilidade dos herdeiros do Prof. Fernando Perlingeiro Lavaquial com a manutenção da história do Colégio de Pádua, sobretudo por tratar-se de uma instituição de ensino de reconhecida qualidade e tradição, cuja história é marcante para o município de Santo Antônio de Pádua/RJ.

Há 107 anos, trabalhamos pela educação de crianças e jovens, ofertando desde a educação infantil ao ensino médio, normal e técnico. Não seria aceitável colocar essa história em risco, ou relegar a qualidade pelo que sempre se esmeraram os gestores do Colégio de Pádua.

Por todas as dificuldades de manter as atividades do Colégio de Pádua nos próximos anos, sem abrir mão de sua história na formação da sociedade de Santo Antônio de Pádua, estamos, com muito pesar, mas com enorme senso de responsabilidade, informando a todos os pais, à sociedade de Santo Antônio de Pádua e, principalmente, aos nossos alunos, que o Colégio de Pádua irá, sob a gestão da família Perlingeiro Lavaquial, encerrar suas atividades ao final do ano letivo de 2024.

Em reunião hoje, pela manhã, com o Prefeito Municipal de Santo Antônio de Pádua, fomos informados de que a Prefeitura, de fato, pretende assumir a propriedade do imóvel Colina do Farol, onde se realizam as atividades do Colégio de Pádua, mantendo-o como instituição de ensino destinado aos alunos da rede municipal, além de creche e a criação de um complexo educacional.

 

Estamos extremamente gratos pela confiança que os responsáveis e os alunos de tantas gerações depositaram em nossa instituição. Sem a parceria com as famílias, não seria possível alcançarmos o sucesso que obtivemos. Ao longo deste tempo, testemunhamos o crescimento, o aprendizado e as conquistas de cada aluno. Cada passo dado, cada desafio superado é, e sempre será, motivo de orgulho para todos nós.

Agradecemos também a colaboração de cada funcionário, professor e gestor. O sucesso da escola se deve proporcionalmente à dedicação, à capacidade e ao profissionalismo de cada um de vocês.

Esperamos que cada aluno leve consigo as lembranças do Colégio de Pádua, que cultivem tais lembranças e que nos ajude a não relegar essa história tão bonita.

O Colégio de Pádua encerra suas atividades, mas continua o seu espírito e suas conquistas, o conhecimento das disciplinas e de si mesmo, o respeito pelos outros e a prática das virtudes imprescindíveis ao bom exercício da cidadania. A história de vocês é única e a família ESTO VIR continuará em cada um de vocês!

Santo Antônio de Pádua, 21 de novembro de 2024.

Marcelo Pimentel Teixeira / Diretor-substituto e Denise Lavaquial Queiroz / Responsável legal”