Início Estado do Rio Adolescente de 13 anos morre por febre maculosa em Campos
Estado do RioSaúde

Adolescente de 13 anos morre por febre maculosa em Campos

198
xr:d:DAFmCsaqfVE:5,j:1464063547819178851,t:23061702

Campos confirmou quatro casos de febre maculosa este ano, com dois óbitos, resultando em uma taxa de letalidade de 50%. Desde 2021, a doença causada pela bactéria Rickettsia rickettsii tem sido registrada ao longo do ano no município. No entanto, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS) alerta que a maior incidência ocorre entre junho e outubro.

O óbito mais recente foi de um adolescente de 13 anos, ocorrido em 20 de junho. Residente de Goitacazes, ele foi internado no Hospital São José (HSJ) em 19 de junho, com sintomas de febre, dor de cabeça, vômito e dor abdominal. Anteriormente, um homem de 37 anos, morador de Santo Amaro, faleceu em 5 de abril, também devido à febre maculosa.

O diretor de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, explica que a febre maculosa é transmitida aos humanos por carrapatos, especialmente do gênero Amblyomma sculptum (carrapato-estrela). É uma doença de início súbito que se assemelha à dengue. Os pacientes apresentam febre, dores pelo corpo, dor abdominal, náusea e vômito, mas a febre maculosa tem características específicas, especialmente as lesões na pele.

*Com informações: Secom Campos

#noticiariopaduano