Início Mundo Agência reguladora dos Estados Unidos aprova vacina contra chikungunya
MundoSaúde

Agência reguladora dos Estados Unidos aprova vacina contra chikungunya

139

Agência reguladora dos Estados Unidos aprova vacina contra chikungunya

A vacina contra a chikungunya desenvolvida em parceria entre o Instituto Butantan e a empresa de biotecnologia franco-austríaca Valneva foi aprovada na quinta-feira 09/10, para maiores de 18 anos pela agência reguladora dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA).

Trata-se do primeiro imunizante autorizado no mundo contra a doença. A avaliação levou em conta os dados americanos do ensaio clínico de fase 3 publicados em junho na revista The Lancet, que mostraram que a vacina é segura e induziu anticorpos em 98,9% dos participantes da pesquisa.

A conquista demonstra o potencial do imunizante e fortalece a possibilidade de sua futura liberação no Brasil. A previsão é que o Butantan submeta o pedido de aprovação para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no primeiro semestre de 2024

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o vírus chikungunya já foi identificado em 110 países na Ásia, África, Europa e nas Américas. No Brasil, os casos aumentaram mais de 100% entre 2021 e 2022. Ainda não existe tratamento específico para a infecção.