O dilema dos gatos na Austrália é um problema que persiste há muito tempo e, atualmente, está se agravando ainda mais. O governo australiano anunciou recentemente novas medidas para combater essa espécie, que é considerada invasiva. O plano em questão envolve a autorização de ações como a eutanásia e a caça de felinos encontrados na natureza.
As diretrizes desse plano de ação foram divulgadas pela ministra do Meio Ambiente da Austrália, Tanya Plibersek. O principal objetivo é reduzir a população de gatos selvagens, aqueles que não têm um cuidador humano. Para alcançar esse objetivo, o plano inclui a autorização para a eutanásia de gatos abandonados, além da criação de grupos de treinamento para permitir que caçadores amadores atuem na captura desses felinos quando os encontrarem.
De acordo com as informações do governo australiano, os gatos selvagens são responsáveis pela morte de quase 3 bilhões de animais nativos da Austrália a cada ano. Essa predação representa uma séria ameaça para mais de 200 espécies que já estão em perigo de extinção, tendo sido diretamente associada ao desaparecimento de 28 mamíferos nativos.
O ponto de virada que levou a essa ação foi a inclusão de 48 novas espécies na lista de ameaçadas, conforme relatado pelo jornal local Sidney Morning Herald.