O município do Rio vai adotar uma nova classificação para níveis de calor na cidade, chamada de “NCs” (Níveis de Calor), para comunicar com a população durante dias de altas temperaturas.
Os níveis variam de NC1 a NC5. Nos três primeiros níveis, a prefeitura vai focar na troca de informações com a população.
A partir de NC4, com temperaturas acima de 42 graus por duas horas consecutivas durante três dias seguidos, a prefeitura vai usar redes sociais e painéis de aviso para indicar locais de resfriamento, ampliar as estações de hidratação e distribuir água para as populações vulneráveis. Também pode ser necessário cancelar ou reagendar eventos de médio e grande porte.
No caso de NC5, com temperaturas acima de 44 graus por três dias consecutivos, serão tomadas medidas mais rigorosas, como emissão de boletins meteorológicos a cada 6 horas e um boletim epidemiológico até 72 horas após a onda de calor. Atividades de risco que não forem adaptadas podem ser interrompidas e atividades externas em unidades de ensino serão suspensas. A prefeitura pode também suspender atividades em áreas externas, mudando-as para lugares sombreados ou internos.
As ondas de calor também terão nomes, seguindo uma metodologia da Organização Mundial de Meteorologia.
O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, no Centro de Operações Rio.
Com informações: odia
#noticiariopaduano