Uma nova onda de calor começou a atingir várias regiões do Brasil nesta semana. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno afeta os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, podendo se estender para Goiás e Bahia.
No estado do Rio de Janeiro, a previsão é de uma semana com pouco ou nenhum chuva e muito calor. Segundo o Monitoramento Climático Fluminense, o tempo será seco, com sol forte e temperaturas elevadas, especialmente entre segunda-feira (17/02) e quinta-feira (20/02), quando os termômetros podem passar dos 40°C em regiões como a Metropolitana, Baixada Litorânea, Sul, Norte e Noroeste Fluminense.
À noite, as temperaturas continuarão altas, principalmente no litoral, deixando o clima abafado e dificultando o sono. No interior, as noites podem ser um pouco mais frescas devido à rápida perda de calor, mas a variação de temperatura ao longo do dia será maior.
Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde do RJ emitiu um alerta de calor extremo para 17 municípios do Rio de Janeiro neste domingo (16), aumentando a preocupação com as altas temperaturas. Entre as cidades afetadas está Aperibé, no Noroeste Fluminense, perto de Santo Antônio de Pádua.
Confira os municípios em alerta de calor extremo:
Aperibé, Barra Mansa, Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Duque de Caxias, Guapimirim, Iguaba Grande, Magé, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, São Pedro da Aldeia, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Três Rios e Volta Redonda.
A recomendação é que todos bebam bastante água e evitem se expor ao sol, principalmente no período da tarde.