Início Noroeste Fluminense Fortaleza Ambiental faz comunicado sobre fornecimento de água em Pádua e relatos de cheiro e gosto
Noroeste FluminenseSaúde

Fortaleza Ambiental faz comunicado sobre fornecimento de água em Pádua e relatos de cheiro e gosto

66

Nesta quinta-feira, 18 de julho, diversos consumidores relataram que a água recebida em suas residências apresentava sabor estranho e odor ruim.

Posteriormente, as empresas responsáveis pelo fornecimento de água na região emitiram comunicados solicitando que os moradores economizem água.

A empresa Águas do Rio (Fortaleza Ambiental), responsável pelo fornecimento de água em Santo Antônio de Pádua/RJ, comunicou aos consumidores: “Devido a uma ocorrência no ponto de captação de água bruta no Rio Pomba, a Concessionária Fortaleza Ambiental reduziu de forma preventiva a produção de água, objetivando manter a qualidade, nas seguintes estações: ETA Principal (Pádua e Marangatu), ETA Cidade Nova, ETA Campelo/Paraoquena e ETA Baltazar. A empresa orienta os clientes dessas localidades que, nesse período, economizem água, e que está tomando as medidas técnicas para normalização da produção.”

Em Miracema, a empresa Águas do Rio comunicou: “Devido a uma ocorrência no ponto de captação de água bruta no Rio Pomba, a Águas do Rio paralisou, preventivamente, a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Miracema nesta quinta-feira (18/07).

No comunicado emitido hoje, 19 de julho, por volta das 10h20, a Concessionária afirmou continuar trabalhando para manter a qualidade da água distribuída.

Foi informado que os casos de cheiro e gosto apontados por consumidores são indícios da proliferação de algas no Rio Pomba, que não oferecem riscos à saúde. A empresa afirma que está reforçando a quantidade de antracito nos filtros para minimizar o ocorrido.

Conforme o comunicado, quanto a água tratada, os resultados mostram que os parâmetros estão dentro da Portaria GM/MS Nº 888, de 04 de maio de 2021, ou seja, dentro dos padrões de potabilidade.

A Concessionária continua pedindo que os consumidores economizem água, enquanto todas as medidas técnicas para a normalização da produção estão sendo tomadas.

E reforça que segue à disposição pelo 0800 195 0 195, para ligações gratuitas ou mensagens via WhatsApp.”