Início Mundo Israel mata Yahya Sinwar, atual número 1 do Hamas e mentor do atentado de 7 de outubro
Mundo

Israel mata Yahya Sinwar, atual número 1 do Hamas e mentor do atentado de 7 de outubro

15

As Forças Armadas de Israel anunciaram nesta quinta-feira 17/10 a morte de Yahya Sinwar, o principal líder do Hamas e mentor dos ataques de 7 de outubro de 2023. Sinwar era um dos principais alvos de Israel desde o início do conflito.

Ele era o último remanescente do alto escalão do Hamas ainda em atividade, com os outros líderes sendo mortos em ataques israelenses desde o início da guerra na Faixa de Gaza. Yahya Sinwar foi morto durante um confronto com soldados israelenses em uma residência em Rafah, no sul de Gaza, onde ele nasceu e cresceu.

Em pronunciamento após a confirmação da morte, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que Sinwar “destruiu suas vidas”, em uma mensagem direcionada aos moradores da Faixa de Gaza, e ressaltou que “isso não significa que a guerra acabou”.

Sinwar havia sido nomeado comandante máximo do Hamas em agosto, após a morte de Ismail Haniyeh. Ele foi considerado o principal articulador do ataque de 7 de outubro de 2023, quando o Hamas invadiu Israel, matando cerca de 1.200 pessoas e sequestrando outras 230. Israel jurou eliminá-lo no dia seguinte ao ataque.