O Ministério da Saúde confirmou na noite desta sexta-feira (7) o primeiro caso da nova cepa da Mpox, chamada clado Ib, no Brasil.
A paciente é uma mulher de 29 anos, moradora de São Paulo. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, ela relatou ter tido contato com um familiar vindo da República Democrática do Congo, onde a cepa já circula. Os sintomas começaram no dia 16 de fevereiro.
Atualmente, a paciente está internada em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, referência no tratamento de doenças infecciosas. Seu estado de saúde é estável e ela apresenta boa recuperação.
As autoridades de saúde seguem monitorando a situação e mantendo os protocolos de vigilância, testagem e acompanhamento de casos para garantir uma resposta rápida à doença. O caso foi notificado ao Centro de Operações de Emergência em Saúde para Mpox, do Ministério da Saúde.
A Mpox (anteriormente conhecida como varíola dos macacos) é uma doença viral causada pelo Monkeypox vírus. Ela pertence à mesma família do vírus da varíola humana, mas costuma ser menos grave.
Os principais sintomas incluem febre, dores no corpo e na cabeça, inchaço nos gânglios linfáticos, lesões na pele, entre outros.
A transmissão de Mpox entre seres humanos ocorre, principalmente, por meio de contato pessoal próximo com lesões na pele, fluidos corporais, sangue ou mucosas de pessoas infectadas.
#noticiariopaduano