Durante o quarto bloco do debate da TV Cultura, na noite de domingo (16/09), o candidato José Luiz Datena (PSDB) perdeu o controle após ser provocado por Pablo Marçal (PRTB). O empresário o chamou de “arregão” e mencionou um incidente anterior, o que levou Datena a arremessar uma cadeira contra ele.
Marçal disse: “O Brasil quer saber, São Paulo quer saber. Você é um arregão. Atravessou o debate outro dia para me dar um tapa, mas não teve coragem. Você não é homem nem para isso.” Após essa provocação, Datena se levantou e, em ato de fúria, deu uma cadeirada em Marçal, acompanhado de insultos.
O mediador, Leão Serva, imediatamente interrompeu o programa e chamou os comerciais. Ao retornar, ele informou que Datena foi expulso por violar as regras do debate.
Marçal, por sua vez, foi levado ao Hospital Sírio-Libanês após deixar o local com a mão no peito, conforme relatado por sua assessoria. O debate prosseguiu com os candidatos Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo).